PROIBIDO ler e não comentar!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Morte certius est

-Mas como é estar morrendo?
-É como se fosse uma epifania, uma conversão. Diante do fim eminente, e sem a crença num pós-morte, num paraíso para a eternidade, você entende que assim como a morte é sutil, a vida é sutil. Você enxerga como as coisas que você vinha fazendo eram desimportantes e levianas, que você vinha desperdiçando sua vida, sua energia, em coisas que não significavam nada realmente. Há o sofrimento inicial, mas depois de um tempo começamos a viver a vida de um modo mais pleno, próximo de como deveria ser vivida. É um milagre, um remédio para o espírito, algo que, se todos experimentassem, seriam pessoas melhores.
-E o que será daqui para frente?
-Há, por vezes, o desespero, de que está-se morrendo e só agora começou-se a viver de modo que realmente importe; é quase injusto (mas a vida é justa?). Quero gritar "já aprendi a lição, pode me liberar desse sofrimento agora?!"! Mas quem me ouvirá?! Os deuses estão todos mortos... resta-me abraçar a morte também, afinal...

3 comentários:

Djalma Guimarães disse...

E se a morte for mentira? E se for ela, só mais uma etapa da vida e não a última? Não falo de vida depois da morte, pois isso precisa da morte. A morte quer vemos ser apenas a falência de uma estrutura julgada "conhecida", o corpo. E se formos além disso?

Sei lá... Mas a "vida" me parece interessante. Vivamos! Yeah!

AXÉ, amigo punk!

Djalma.

Anônimo disse...

bem, eu não acredito que haja algo além. talvez seja esse meu veneno. no fim, a morte é extremamente doce quando se tem a falsa ilusão de escolha (viver ou não). sinto-me tão cansada que talvez o fim seja um remédio mais ameno do que a vida, por mais que esteja vivendo-a mais plenamente. há sempre a angústia, o medo, a espera... "já aprendi a lição, chega!"

J. disse...

Acho que todos que tem dúvidas sobre a morte, ou são indiferentes a ela, devem experimentá-la para ter a certeza! Hahahaha! Na boa, suicida logo! Pra que viver, não é mesmo?
É o eterno dilema do "sentido" da vida. Que sentido? Pra que sentido? Não é bom viver um dia após o outro e ver como as coisas são, cada vez melhor, entende-las, aprecia-las, ou até mesmo odia-las? O sentido da vida é viver.
Você nunca viu um animal procurando um sentido, deprimido ou desiludido. Eles simplesmente vivem, que gênios! Acho essa coisa de procurar uma maneira certa de viver, ou procurar um porque viver, é uma coisa muito sem nexo. Vivam pelo sentido biológico e desfrutem do nosso cérebro desenvolvido e nossas mãos com polegares opositores, se não conseguirem ver nada REAL além disso. Basta.
Toda graça da vida está em viver um dia após o outro, mesmo quando temos um dia (ou um ano) "daqueles", que certamente nos lembraremos deles como momentos ruins, como coisas superadas, ou até mesmo riremos deles, mas o mais importante: aprenderemos com eles.
Penso que, em nosso leito de morte, devemos nos lembrar de nossa vida como um todo. Degustar toda a memória e ver como foi boa a nossa vida pois o passado ensina e muda, mas nunca é ensinado nem mudado.
Como diz a letra da Nekrohigh do Nekromantix:
Life is like a school.
(...)
You graduate and then you die.

http://www.lyricsmania.com/lyrics/nekromantix_lyrics_2546/life_is_a_grave_and_i_dig_it_lyrics_45097/nekrohigh_lyrics_488147.html

Obs.: Desculpas por qualquer erro gramatical ou coisas do tipo (são 2:08 e eu estou com sono).
Obs. 2: Desculpa se a URL ficar muito grande. Achei melhor coloca-la no comentário para poderem ler.
Obs. 3: Desculpa pelo comentário gigante.
Obs. 4: NEKROMANTIX FTW!!!1!11!oneoneone!