PROIBIDO ler e não comentar!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Eis a questão

De um lado do ringue, a visão fria de mundo, que não quer se deixar levar por ilusões ou levianeidades, que quer preto no branco. Não há deuses, motivos sublimes, apenas nascemos para crescermos, nos reproduzirmos e morrermos, o que há entre isso é para matar o tempo. É assim pois é a verdade lógica do universo, um pensamento amadurecido, liberto das fraquezas humanas, das "muletas mágicas".

Do outro lado do ringue, a visão idealista do mundo, que vive entremeante em ilusões, belezas não necessariamente verdadeiras. Enfeita a existência para seu próprio deleite, guia-se pelo lado humano no âmbito menos racional, pois está ciente de que racionalismo demais é nocivo. Chamam-no fraco, mentiroso a si mesmo, mas não se hesita.

Enfim, a questão é a seguinte:

a verdade fria e desoladora ou a ilusão feliz, descompromissada?

4 comentários:

Djalma Guimarães disse...

Hello Mr. Leozoide!

Ah, acho que não é questão de escolher um "lado do ringe". Isso seria radicalismo.
Quanto ao primeiro "lado", acho que não devemos crer em algo que nos aprisione como religiões readicais e conceitos preconceituosos e esteriotipados como mascaras sociais e dependência de opinião alheia.
Quanto ao segundo, creio que a vida é realmente bela. Ela é simplesmente bela. Nós criamos uma falsa impresão de que tudo que é bom tem de ser complicado, difícil, ou caro. Sei que é fácil falar, mas é verdade. E outra, tenha ideais, sonhe, seja utópico se quiser. Idealismo é bom. O belo não é o resultado final e sim o meio, o fazer.
Tá! O final é legal também.

O DjaRma.

Anônimo disse...

Sou o lado 1 do ringue, talvez por maturidade, talvez porque ser uma pessoa fria e realista é uma excelente forma de defesa, afinal, se nunca se espera muita coisa da vida, ela nunca nos decepciona. Talvez porque faz bem para o meu ego saber que eu possuo força e frieza suficientes para aceitar a "verdade desoladora", coisa que a maioria não possui. Talvez eu simplesmente tenha sido moldada assim e não há forma de voltar atrás... para falar a verdade, eu não me importo com os motivos, me sinto bem assim.

J. disse...

Djalma falou tudo, MAS idealismo baseado somente em sonhos não leva a nada. Tenho um exemplo dentro de casa.

A fórmula é simples: ideal + realismo = plano.
Alguns imprevistos vem no meio, é claro. ;)

Anônimo disse...

a verdade vria e desoladora, com certeza, bate mais forte. amassa nossas cara, e parte nossos corações. nos deixa um tanto aleijados e feios, mas reais e inconfundiveis.

beijos leo, parabens ^^
ass. sindokah